domingo, 14 de julho de 2013

LUAN SANTANA: NOVO DVD DO ARTISTA FAIXA A FAIXA

 Álbum foi gravado em Itu, São Paulo, com público de 20 mil pessoas



Cinco, quatro, três, dois, um... e nada; cinco, dez, 15 minutos depois... eis que se ouvem os primeiros acordes. Chegou a hora. Exatamente às 18h02, uma cápsula multicolorida emerge do palco. Um brinde ao nosso amor, um salve pro destino, gostei demais quando você chegou sorrindo... Os versos de Um Brinde ao Nosso Amor cantados em uníssono por 20 mil pessoas. A Arena Maeda, em Itu, interior de São Paulo, tradicional palco de festivais alternativos de música, como o SWU, se rende ao sertanejo universitário. Mas, espera, faltou algo. Volta tudo. Corre o cantor, a cápsula desaparece, apagam as luzes. Pronto. Agora. Chegou a hora. Exatamente às 18h07, uma cápsula multicolorida emerge do palco... e o céu se ilumina! Fogos de artifício vestem de dourado o espaço onde chovem papeis picados. Entre risos, lágrimas e a mais completa histeria, Luan Santana gravou, no último domingo (7), seu terceiro DVD, que será lançado em novembro. Naquele clima de gravação mesmo, para, volta, ensaia com os fãs, troca de roupa. Transforma planos em sonhos e apresenta ao público a nova cara da música sertaneja, que não dispensa a moda de viola e brinca de rave com a força da batida eletrônica.

"Era uma vez um mundo onde as pessoas amavam acima de tudo. Um mundo onde os sonhos se realizam em um passe de mágica. A inveja, o ódio e a ganância tentaram, mas não sobreviveram. Um mundo onde o céu brilha diferente, onde o sol é eterno. Um mundo lindo, que eu dou de presente para vocês...". Foi assim, com essas palavras, sem ficar pendurado por fios ou ser arremessado do palco, como nos projetos anteriores, que Luan Santana provou que cresceu. Ousado, o artista apostou alto em um trabalho composto basicamente por inéditas e sem participações especiais. Se o silêncio do público foi notável em parte considerável da gravação, foi arrebatado nas músicas já consagradas do artista. E, mesmo quem não sabia as letras, não hesitou em levantar cartazes e aplaudir o menino que Multiplica mulheres e lembra que Garotas não merecem chorar.

Repleto de entrelinhas, o projeto remonta o estilo enlaçando moda de viola com uma batida eletrônica pesada, romantismo e provocações. "Estamos com um novo conceito de música e eu queria mostrar a minha cara. Liberamos seis músicas antes (em EP) e a gravação teve mais de dez canções inéditas. É curioso, mas eu queria mesmo captar essa sensação do público ouvindo algo pela primeira vez e indo atrás depois. Foi tudo pensado", explicou o artista. 

"Não ter participação especial também foi planejado. É uma nova vertente. Era para ser eu de presente. E foi lindo, todos cantaram as músicas que eu lancei antes como se fossem sucessos antigos. Estou muito  feliz, porque deu tudo certo", complementou emocionado.

Durante pouco mais de duas horas, o show teve apenas quatro repetições para regravação, em Um Brinde ao Nosso Amor, no reggae Te Vejo Linda, na dançante Eu, Você, Dois Filhos e Um Cachorro (Cê topa?) e em Donzela. Entre elas, uma pausa para ensinar o refrão e a coreografia de Dance, pausa para troca de roupa – administrada com sucesso pela backing vocal Marla, que cantou sucessos do artista e levou a plateia ao delírio com Você não sabe o que é amor e Sinais - e retorno para a gravação oficial da música. 

Para completar a festa, duas fãs escolhidas por Luan subiram ao palco, sentaram em um sofá vermelho colocado estrategicamente para a canção Donzela, ganharam declamação da música no ouvido e um buquê de rosas.

Apesar das inéditas e voltas para regravações, o show não perdeu o fôlego. Ao tocar no violão a música Te Vivo, acompanhado apenas por um piano, Luan Santana devastou o coração das fãs que choraram, cantaram e declararam seu amor cobrindo a arena com cartazes. O ápice veio com Sogrão Caprichou, Multiplica e na última canção Nêga.

Ao todo, o DVD terá 18 músicas e terá imagens colhidas de shows do artista em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Belo Horizonte. Além de um making of filmado em Itu, Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Eunápolis (BA). A direção do vídeo é de Joana Mazzucchelli, a produção musical de Dudu Borges e a realização é da produtora Polar Filmes. O projeto mobilizou 500 profissionais e 100 carretas foram utilizadas somente para o transporte do equipamento utilizado. Agora é esperar para ver.


CURIOSIDADES

Itu 
Indagado pela escolha inusitada da gravação do DVD fora do eixo Rio/São Paulo, o artista ressaltou a importância da música sertaneja, que nasceu no interior. Além disso, a história da cidade também pesou. "Por muito tempo, Itu foi a terra dos barões do café e era uma das cidades preferidas da família imperial. É o berço da república. Além de ser um lugar pertinho, que as pessoas tinham como chegar. Queria esse clima de fazenda ao ar livre".

Cenário
Para a gravação do DVD, que une sertanejo com música eletrônica, a produção apostou em cores fortes e simbologia. Em pontos específicos da pista, foram montadas flores de lótus gigantes que jorravam água durante a apresentação. De acordo com o artista, a planta nasce do lodo e representa purificação espiritual, a força interior e do interior. Quatro telas em LED com forma de chamas foram montadas atrás do palco e reproduziam arabescos e mais flores de lótus, além de darem cor ao espetáculo. Em todos os pontos da plateia, foram erguidas bandeiras dos estados. "Essa gravação é um marco para a minha carreira. As bandeiras são marcos de todo o país, todos que estão comigo nesse momento especial. Representando os grandes centros e as outras cidades", contou Luan.

Brazilian Day
No auge de seus 22 anos, Luan Santana já arruma as malas para representar o país no Brazilian Day, no Japão. Ele embarca no próximo dia 16 e fica no país até o dia 22. Depois disso, retorna para o que já considera um dos momentos mais importantes de sua carreira, cantar para o papa Francisco.

Papa
No próximo dia 27, o artista vai interpretar a Oração de São Francisco para o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Segundo Luan, este já é o momento mais importante da sua carreira. "Recebi a notícia e nem acreditei. Sou muito católico. Vou ficar pertinho dele, cantar para o papa, pedir as bênçãos. Vai ser um momento único. É tudo um sonho", contou o cantor que fez a gravação com um terço no pescoço.

Solidariedade
Um dos figurinos utilizados por Luan Santana na gravação do DVD será doado a uma instituição de caridade, a ser definida.



CONFIRA O "HISTERIÔMETRO" DO SET LIST
(quanto mais verde, maior a histeria dos fãs)

1 - Um Brinde ao Nosso Amor 
A música que abriu o show precisou ser gravada duas vezes. Tudo porque alguém da produção esqueceu de soltar os fogos de artifício e os papeis picados na entrada do artista. Acontece.

2 – Cabou, Cabou 
Lançada em EP em junho passado, a canção arrebatou o público, que dançou junto e cantou com o artista. Foi uma das mais animadas da noite.

3 – Tudo o Que Você Quiser 
A música nova é uma das mais românticas do novo trabalho e a preferida da irmã do cantor, Bruna Santana, que, da área vip, garantiu que Luan estava muito tranquilo e seguro para a gravação.

4 – Garotas Não Merecem Chorar 
Também foi uma das quatro canções lançadas em junho e que agradou os fãs. Nas palavras do cantor, “a coisa mais linda todo mundo cantando junto”.
5 – Te Vejo Linda 
Uma das novidades do projeto é, sem dúvida, Te Vejo Linda. A música é um reggae que brinca com a beleza da mulher e mostra a versatilidade de Luan.

6 – Sogrão Caprichou 
Uma das mais aclamadas pelo público, Sogrão levou ao delírio a plateia que ansiava pelos hits do artistas.
7 – Tanto Faz 
“É que você me causa febre de uns 40º ou um pouco mais. Eu quero é você, eu amo só você. E o resto tanto faz”. Bracinhos para o ar e fogos de artifício em mais uma inédita.

8 – Eu, Você, Dois Filhos e um Cachorro (Cê topa?) 
A canção rendeu suspiros quando o cantor dançou agarradinho com a backing vocal Marla e anunciou: “o próximo DVD, gravo lá em casa, só de cueca, viu? Eu, você, o Luan Júnior. Cê topa?”
9 – Voar Outra Vez 
A música lenta contagiou o público, e a plateia apaixonada acompanhou levantando os cartazes.

10 - Te Esperando 
Quando questionado sobre quem é o tal do Fernando, Luan Santana desconversou, mas garantiu que o mundo está cheio deles. “É um lascado, coitado”, brincou.

11- Donzela 
Entre as inéditas, essa foi a preferida do público. Claro, teve que ser regravada e levou duas fãs ao palco com direito a carinha no pescoço, declamação no ouvidinho e buquê de rosas.
12 – Anjo Loiro
A música, conhecida na voz de Milionário e José Rico, é um clássico da moda de viola e foi oferecida para a família do artista que acompanhou a gravação da área vip. “Sem vocês eu não conseguiria”, dedicou o cantor.
13 – Modas de Viola
Em um momento mais matuto, o cantor convidou os músicos para a passarela no meio da pista e transformou o show em uma festa de interior.
14 – Promete 
E o toque da viola continuou, mas a música do último trabalho foi cantada pelas fãs que acompanharam também com aplausos.
15 – Dance (O Nosso Tempo É Hoje) 
Um dos pontos altos das inéditas, a canção teve ensaio do artista com o público. Luan ensinou o refrão e a coreografia e, na hora da gravação, fez a plateia delirar com a batida forte da música eletrônica.

16 – Marinheiro 
Mesmo sendo pouco conhecida, o romantismo do "passa o tempo e a saudade não passa” agradou o público.
17 – Parede Branca 
Em mais um momento mimoso do show, o cantor recitou sua poesia sertaneja sob uma chuva de papel picados
18 – Ela é Top/Show das Poderosas
Luan senta no palco, mas não consegue ajeitar o microfone, enquanto o staff soluciona o problema ele surpreende com uma capela no funk. Precisa dizer que foi sucesso?

19 – Te Vivo 
Voz, violão, piano e incontáveis lágrimas. Sucesso do Quando Chega a Noite, a música não precisou de artifícios da produção para agradar. Outra das mais que aprovadas

20 - Multiplica 
Como não poderia ser diferente, os fãs fizeram o show durante a gravação. Em multiplica, até mudaram a letra e cantaram em uníssono: “enche de Luan na minha vida”

21 – Mais Que Amigo 
Como em todos os trabalhos anteriores, Luan dedicou uma música especial de agradecimento a Deus. Mais que amigo foi a escolhida para a gravação e arrepiou o público.
22 – Nega 
A última música da gravação encerrou a festa com um astral lá em cima. Sob uma chuva de papel picado, todos os músicos se aproximaram da plateia e agradeceram em meio aos gritos pelo bis, que não aconteceu.


Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário