terça-feira, 17 de maio de 2011

Unoeste e Unesp lançam projeto de educação ambiental com a música Meteoro!!!

http://musicas.marmelada.com.br/capas/2010/01/luan-santana-meteoro-2009.jpg
 O seminário “Educar para preservar” reuniu cerca de 500 convidados, nesta quarta-feira (11), no Salão do Limoeiro, campus II da Unoeste. Com programação variada, o evento deu início ao projeto de Educação Ambiental pioneiro no município que será realizado durante todo o ano escolar. O professor Luiz Antônio Perez Filho, mais conhecido como Luizão, deu o tom da abertura conduzindo a apresentação da banda “Programa Cidade Escola”.

A programação incluiu ainda peça teatral, encenada por alunas do curso de Pedagogia da Unoeste, paródia da música Meteoro da Paixão, do cantor Luan Santana, interpretada pelos alunos da Escola Rosana Negrão, do bairro Maré Mansa e A Hora do Conto com “O vestido Azul”, pela professora Maria Aparecida Pereira dos Santos.

Nicia Regina Ogawa da Unisol, que representou o Santander no evento, falou da importância da vontade e dos sonhos da comunidade e das universidades, do poder público para alcançar o sucesso de uma ação tão positiva e necessária em favor do meio ambiente através da redução dos resíduos sólidos.

A secretária de Educação de Presidente Prudente, Ondina Barbosa Gerbasi, também esteve no evento e parabenizou todos os envolvidos no projeto, que é um dos vencedores da categoria Universidade Solidária do Prêmio Santander Universidades. Ondina elogiou a parceria da Unoeste e da Unesp em torno dessa proposta e de todos os parceiros na missão de educar para preservar.

A diretora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste e uma das coordenadoras do projeto, Alba Regina Azevedo Arana fez a apresentação do Projeto Santander Universidade Solidária intitulado “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: potencializando a Cooperlix para ampliação das ações educativas e de geração de trabalho e renda para catadores de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis em Presidente Prudente-SP”.

De acordo com Alba, agora as escolas devem agendar uma visita para que possa receber o material didático e bags (bolsas/sacolas) para a campanha educativa. “Auxiliaremos as escolas para se estruturarem, ofertaremos palestras, visitas na cooperativa e o ponto de coleta seletiva. Essa articulação vai fortalecer o que ela já faz na área de Educação Ambiental”.

O projeto começa com a participação das 55 escolas integrais municipais “Cidade Escola”, mas segundo Alba, a expectativa e os esforços serão focados na adesão de todas, inclusive das particulares. “As palestras oferecidas nas escolas serão ministradas por uma equipe estruturada formada por professores, alunos da Unoeste, da Unesp e por cooperados.  O trabalho de todos é voluntário. O dinheiro do prêmio é investido nas ações”, relata Alba.

“Estamos aqui para reforçar o compromisso da Unesp em manter e fortalecer esse trabalho. A presença de educadores é uma prova do trabalho que estamos fazendo. Vamos contribuir para um meio ambiente mais limpo e saudável. Presidente Prudente está entre os municípios que se diferenciam em coleta seletiva. O trabalho ainda tem que ser melhorado, muitas questões resolvidas e a educação é a base. Pedimos o apoio dos professores para que organizem suas escolas para que os alunos possam reproduzir esse conhecimento com outros colegas, com os pais, familiares”, ressaltou Antonio Cesar Leal, que representou a Unesp.

No depoimento da presidente da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis), Eva Assis dos Santos e de outros cooperados houve muitos agradecimentos e o pedido de apoio e participação de todos para o sucesso do projeto.

O seminário é uma realização da Unoeste, Unesp, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Programa Cidade Escola com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Unisol, Santander e Cooperlix.

Serviço – Mais informações sobre o projeto “Educar para preservar” pelo telefone (18) 3229-1098.

Nenhum comentário:

Postar um comentário